top of page

Minha prática artística nasce do encontro entre a estrutura mais elementar da vida, os números, e sua representação visual, as formas geométricas. O papel, material que escolho como principal aliado, é delicado em sua essência, mas se transforma em estrutura firme quando manipulado, recortado e entrelaçado. É nesse paradoxo, na solidez que se constrói a partir do efêmero, que aplico a geometria poética das formas, representando o elemento humano e sua interações.

 

O que me instiga é o desejo de produzir flashes de eventos humanos, que podem ser lidos e aplicados tanto no tempo diminuto do instante, ao mais extenso intervalo da trajetória humana. Flashes que se desdobram infinitamente na imaginação do observador. Cada lâmina, cada corte, cada sobreposição é única, e ainda, parte de um todo maior, num contexto mais amplo, num processo interminável de vida.

 

Minhas obras transitam entre o físico e o digital, entre o palpável e o intangível. Na tridimensionalidade do material, exploro luz, sombra, movimento e ordem, criando esculturas geométricas que respiram e convidam ao olhar atento. No universo digital, encontro novas formas de expandir essa visão, multiplicando tramas e sobreposições em imagens que conservam tridimensionalidade na tela e nas impressões Fine Art.

 

O estabelecido, a construção que o antecede, a memória dos eventos e a geometria poética são os elementos que entrelaço em meu trabalho. Vejo a arte como um espaço de tradução sensível da experiência humana - incorruptível - um território onde ordem, silêncio, presença e completude podem conviver em equilíbrio.

 

Meu trabalho é, acima de tudo, um convite ao olhar ordenado para o que se entrelaça em nós, para perceber os fios e formas invisíveis que nos conectam, reconhecer no gesto delicado e simples, a força da estrutura que nos mantém, revela e nos relaciona.

Sobre Flávia

Nasci em São Paulo – capital, formada em Artes pela PUC-Campinas, para onde me mudei e resido até hoje. Desde então desenvolvi diversas atividades artísticas nas áreas de escultura, pinturas a lápis, tapeçaria, tecelagem, entre outras técnicas .

Fui professora de tapeçaria por mais de 15 anos, e nesse tempo descobri que tecer não depende somente de fios, mas principalmente de ideias.

Tecer papeis, usar dos efeitos de sua superposição e entrelaçamento é um trabalho que desenvolvo de maneira apaixonada por mais de uma década com resultados surpreendentes.

ATIVIDADE

Trama em papel

Exposições recentes:

2014 - Individual - Piola Cambuí - Campinas

2015 - Individual - Piola Alphaville - Campinas

2015 - Coletiva - Livraria Saraiva Iguatemi Campinas

2016 - Coletiva - Mostra internacionalde Arte 2016 -                               Espacio Uruguay - São Paulo

          - Coletiva - Annual Exibition 2016 -

          - Ofra Ben David - Hollywood - Florida

2017 - Coletiva - Arte Viva em São Paulo -                                               Espacio Uruguay - São Paulo - Brazil

          - Coletiva - Exposição em Homenagem a Tomie Otake -               ALESP - Assembléia Legislativa de São Paulo

2018 - Coletiva - As cores de São Paulo - 

           Casa de Portugal - SP - Brazil

           Paineis  Square in Shape para

           Casa Cor Campinas - São Paulo - 2018

2019 - Coletiva - Arte e Gastronomia

           Quintal Mediterrâneo - Campinas - SP 

2022 - Coletiva - Tarsila em Todos

           Secretaria de Cultura de Capivari - SP

         - Desafio ArqDecor - episódio n. 5 - Programa voltado a                    design de interiores produzido por

           Casa da Baronesa e Tv Record - São Paulo

         - Coletiva - Teatro Castro Mendes - Campinas - SP

2023 - Coletiva - Caminhos Alternativos -

           Espaço Tapetah - São Paulo - SP

         - Coletiva - Círculos e suas Metáforas - 

           Espaço Tapetah - São Paulo - SP

         - Participação em Mostra Design

           Casa Cor Ribeirão Preto - SP

2024 - Coletiva - Unidos pela Arte - 

            Espaço Izís Kosta - SP

2025 - Coletiva -  A Essência do feito à Mão

            Galeria Caribé - Wyton Shop

* Obras no Acervo do Centro de Pesquisas Boldrini - Campinas - SP

Instagram:  @art.flaviamesquita

Arte-ref: arteref.com/artista/flavia-mesquita

Publicações:

- Esculpindo Conexões - ARTNOW REPORTS

 

- ARTEREF - Nada Evolui Sozinho

- ARTEREF - O que é Exclusivo

​​​

- Maravilhosa Arte de Flávia Mesquita

por Maria Alice Miller

"Nascida em São Paulo capital, Flávia Mesquita não é uma artista que se pode resumir em poucas linhas - apesar de que isso é o que vou tentar fazer agora! Esculpe, pinta, desenha, lida com tapeçaria e tecelagem, entre outras artes que desenvolve com tranquilidade, paciência, paixão e muito talento, sempre. Diante do mundo digital, é possível dizer que ela recebeu uma nova ferramenta - e portanto também uma nova denominação: é artista digital que reúne a arte da tecelagem aos pixels da telinha do micro e cria a chamada "Trama em Papel". Suas "Teceduras" são apenas parte de uma história artística muito rica, que ela vem desenvolvendo mais recentemente, que me cativaram bastante. É arte digital da boa, mas eu também diria que vi toques de Vasarely e de Escher em suas obras - a Arte Contemporânea afinal, caminha de modo rico e a passos largos dentro do digital, apesar do que "mal dizem" por aí... ". por Maria Alice Miller

  • Instagram
  • Linked In
  • Facebook

Flávia Mesquita - Art

Poesia em papel, polímero e prints.

Geometrias que respiram

Localização:

Condominio Chácaras Paraíso

Estrada da Amizade, 300 -

Alameda Paraíso n. 818

Campinas - SP - Brazil 

CEP - 13187-058

Contact: flavia@flaviamesquita.com

Phone: +55(19) 99661-9661

 

Além de Esculturas Planas - em papel ou outras mídias - 

Flávia Mesquita - Art  também desenvolve trabalhos em arte digital para impressão Fine Art adequados aos seus projetos.

In addition to Flat Sculptures - on paper or other media,

Flávia Mesquita - Art also develops digital art works for Fine Art printing suitable for your projects.

designed by Flávia Mesquita
All Rights Reserved
bottom of page